1.12.09

Lendas da Lula Livre se reúnem no Rio



Por Erik Engelhart


Fotos Erik Engelhart



Aconteceu na última sexta-feira (27), no Colégio Princesa Isabel, em Botafogo, a segunda graduação de Luta Livre da equipe Brasil Evolution. O time, comandado pelo faixa-preta Marcelo Pitbull, aplicou o exame de faixas para aproximadamente 20 alunos. Com o objetivo de resgatar a identidade da modalidade, o evento foi batizado de Origem da Luta Livre e reuniu grandes mestres do esporte, como Eugênio Tadeu, Hugo Duarte, Alexandre Pequeno, Jaime Brandão, Rafael Didane, Hans Roloff, Márcio Sobral e Aritano Barbosa.



Rodrigo Artilheiro, campeão brasileiro de Luta Olímpica, também esteve presente no evento e se sentiu honrado diante da velha guarda da luta agarrada: “É um prazer estar aqui com essas lendas vivas da luta, caras que quando eu nem pensava em lutar, já eram faixas-pretas e faziam história”, disse Rodrigo.



Os cascas-grossas das antigas avaliaram os lutadores e botaram a conversa em dia, relembrando antigos “causos”, tudo em um clima familiar e de descontração. Pitbull estampava alegria com um sorriso permanente no rosto. O faixa-preta formado por Hugo Duarte agradeceu a presença dos mestres e comentou o atual momento que vive o esporte.



“Gostei muito da presença de todos os mestres e o nome desse exame, Origem da Luta Livre não é por acaso, a presença de Hugo, Eugênio, Jaime e todos os mestres mostra isso, estou muito feliz de estar podendo formar atletas. A Luta Livre está crescendo muito e graças a Deus, temos equipes que também honram o nome da modalidade, como a RFT, a Budokan, Charlye Brown entre outras. Esse é o esporte do momento, você vê no MMA como é importante a Luta Livre. Você já viu algum atleta entrar de quimono no MMA atual? Jiu-Jitsu sem quimono não existe, é Luta Livre”, garante Marcelo.




Eugênio Tadeu era o mais animado, passou instruções aos atletas graduados, mostrou detalhes de posições e um pouco dos segredos que o tornaram uma lenda da Luta Livre e do Vale-Tudo. O mestre explicou a diferença do Vale-Tudo, para o MMA atual: “hoje em dia, diferentemente do passado, não existe a disputa entre a melhor luta e sim entre o melhor lutador, independente da modalidade”, avaliou Eugênio, que se demonstrou muito satisfeito com a nova geração e o fato de a Luta Livre “estar na moda”, segundo ele.



“Essa graduação é fruto de um trabalho que a gente fez no passado, o Pitbull é um cara dedicado, um bom menino, com caráter, então temos que prestigiar o trabalho dele, que pelo segundo ano está graduando seus alunos. Estamos onde a Luta Livre estiver, nós somos o esporte da moda, todo mundo está treinando sem quimono”, comemorou Tadeu.



Daniel Didane, presidente da Federação de Luta-Livre e Submission do Estado do Rio de Janeiro, (FLLSERJ) comentou o que está em primeiro plano em sua atual gestão. “quero legitimar as academias e os atletas como sendo legítimos representantes da Luta Livre que nasceu no Brasil em 1920, através do Mestre Tatú, precursor disso tudo, o primeiro cara a ganhar um Gracie em uma luta de Vale-Tudo nos anos 40. Nossa representação não quer bater de frente com o pessoal do Jiu-Jitsu, até por que muitos querem dar aulas sem pano, vamos aceitar se eles quiserem se cadastrar na Federação”, disse o casca-grossa, que analisou o crescimento da modalidade ao redor do mundo, partindo de sua origem.



“A Luta Livre é único esporte oriundo do Rio de Janeiro, a única cultura de esporte brasileira que nasceu no Rio. Temos que nos unir para resgatar o histórico da Luta Livre. O Jiu-Jitsu foi perfeitamente representado por Royce Gracie quando entrava de quimono no UFC, agora muita gente treina a técnica da Luta Livre dizendo que é Brazilian Jiu-Jitsu. O Márcio Cromado está com alunos expoentes da nova geração, como o Azevedo, o Chocolate... Estamos bem representados na Inglaterra com o Brigadeiro, somos um número pequeno, mas estamos muito bem representados. Fundei a Luta Livre em 18 países, morei muito tempo na Europa, só na Alemanha tenho 28 academias me representando, estamos expandindo de uma maneira singular e unificada”, finalizou o faixa-preta.








Aucun commentaire: